04/04/2018

INFLUENZA EQUINA: SEUS ANIMAIS ESTÃO VACINADOS?


A chegada do outono e a aproximação do inverno trazem à tona um assunto de extrema importância: os problemas respiratórios em equinos, muito comuns nessa época do ano. Dentre as principais doenças, a Influenza Equina (gripe do cavalo) tem um papel de destaque, pois embora não apresente elevadas taxas de mortalidade, é uma doença altamente transmissível entre os animais.

 

A Influenza Equina, que se espalha rapidamente entre os cavalos suscetíveis, causa um quadro clínico respiratório, semelhante ao da gripe humana, com consequente predisposição às infecções oportunistas e agravamento dos sinais clínicos. Além desse problema de saúde, os animais acometidos também têm um comprometimento do calendário esportivo e uma significativa queda de performance.

 

Uma das formas mais eficazes de evitar essas consequências é através da adoção de medidas preventivas contra a doença como, por exemplo, os manejos sanitários adequados (higiene e boa ventilação nas instalações, isolamento de animais doentes, quarentena e outros) e a vacinação dos animais.

 

O melhor momento para prevenir a Influenza Equina através da vacinação é antes da chegada do Inverno, antecipando-se ao período mais crítico do ano, quando as temperaturas caem e o organismo do cavalo fica mais vulnerável. Além de proteger os animais nessa época, é fundamental que os reforços vacinais sejam feitos a cada 3 a 6 meses, de acordo com o risco ao qual o animal está exposto e as orientações do Médico Veterinário. É fundamental, além deste cuidado, escolher uma vacina que forneça ampla proteção contra o vírus da Influenza Equina.

 

Todos as vacinas respiratórias da Venco Saúde Animal para Influenza Equina seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que recomenda a atualização das cepas da vacina, de acordo com as cepas atualmente circulantes na população equina. 

 

Ter esse acompanhamento e atualizar as cepas vacinas é especialmente importante quando se trata de um vírus que sofre frequentes mutações, como o vírus da Influenza, por exemplo. Essas mutações interferem significativamente na resposta gerada pelo sistema imune do animal e consequentemente, na proteção conferida pela vacina. Caso seja utilizada uma vacina com cepas desatualizadas, o nível de proteção poderá não ser adequado.

Dentre as vacinas disponíveis no mercado, há a Influenza Horse que protege contra Influenza Equina e a Influenza H1/4 que protege contra Influenza e Herpesvírus Equino, comumente envolvido em problemas respiratórios. Além desses produtos, a Venco Saúde Animal possui a vacina Lexington-8 que protege contra Encefalomielite, Rinopneumonite, Tétano e Influenza, sendo ideal quando se deseja uma prevenção contra as 4 principais enfermidades infectocontagiosas dos cavalos.

 

A escolha de uma vacina completa e atualizada, aliada ao cumprimento do protocolo vacinal e das medidas sanitárias permite uma ampla proteção contra Influenza Equina, doença especialmente importante em animais de prova ou que participam de exposições. As vacinas da Venco Saúde Animal são ideais para uma completa proteção e devem ser administradas aos animais antes dos períodos mais críticos do ano, seguindo-se as orientações do Médico Veterinário.

 

 

 

Quer saber mais sobre a Influenza Equina (Gripe do Cavalo), sintomas e prevenção? Acesse: https://youtu.be/DJYMBCgxqT4