10/09/2018

Qual a diferença entre as vacinas para cães V8, V11 e V12?

 

 

Ao adotar um animal, uma das primeiras preocupações dos tutores é com relação à vacinação, não é mesmo? Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações que você precisa para escolher a vacina do seu cão.

 

 

Qual a diferença entre as vacinas V8, V11 e V12?
As vacinas disponíveis no mercado, mais conhecidas como V8, V11 ou V12, normalmente* protegem os cães contra a cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, hepatite infecciosa, adenovirose e leptospirose, conforme figura 1.


Embora as três vacinas previnam as mesmas doenças, o que difere entre elas é a quantidade de leptospira que cada uma possui em sua composição e, consequentemente, a abrangência da proteção oferecida para essa doença em específico. Como exemplo, podemos citar a vacina V8 que protege o cão contra as doenças citadas + 2 sorovares* (“tipos”) de leptospira, enquanto a V12 protege contra as mesmas doenças + 7 sorovares de leptospira.

 *Os sorovares são variedades de uma determinada bactéria, considerando suas características imunológicas.                                                                             

 

 

  

Figura 1: Vacinas Vencomax 8 (V8), Vencomax 11 (V11) e Vencomax 12 (V12) para cães - Venco Saúde Animal

 

Para maiores informações, consulte a bula do produto ou entre em contato com o fabricante.

 

 

 

 

O QUE SÃO LEPTOSPIRA E LEPTOSPIROSE CANINA?
A leptospirose, mais conhecida como doença da urina do rato, é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero leptospira, que atinge de forma grave os rins e o fígado. A melhor forma de prevenir essa enfermidade é através da vacinação.
A leptospirose é considerada uma zoonose, ou seja, é uma enfermidade que pode ser transmitida do animal para o homem, sendo o cão um dos mais importantes transmissores para os humanos (Figura 2), embora outras espécies também possam fazer o mesmo.

 

 

 

          

 

Figura 2: Ciclo de transmissão da leptospirose.

 

 

 

 

 Quer saber mais sobre a Leptospirose? Leia essa matéria: https://bit.ly/2ORg7hn 

 

 

 

E com relação às vacinas monovalentes, V3, V4 e outras, qual a diferença entre elas?
Atualmente também é possível encontrar vacinas para cães que protegem contra uma quantidade diferente de doenças como, por exemplo, contra 1, 2, 3 ou até 6 doenças. Como exemplo, podemos citar a vacina Vencothree Puppy da Venco Saúde Animal que protege apenas contra a cinomose, parvovirose e coronavirose ou a vacina antirrábica que protege contra uma única enfermidade. Para saber exatamente a composição de cada vacina é importante observar a bula do produto.

 

 

Qual vacina é melhor?
Não é possível determinar uma única vacina que seja ideal para todos os cães, pois essa escolha deve se basear na idade do animal, riscos de infecção e ambiente em que vive. O ideal é que o Médico Veterinário identifique a melhor escolha para cada pet, pois uma vacina indicada para um cão de apartamento que eventualmente sai para passear, não necessariamente é a mais indicada para um cão que vive em áreas rurais ou áreas externas.


Por exemplo, no caso deste animal que vive em áreas externas e pode estar exposto ao contato com roedores e, consequentemente, à leptospirose, a vacina mais indicada seria a Vencomax 12, a única que garante proteção contra 7 doenças, incluindo 7 sorovares de leptospira, ou seja, é a vacina mais completa para cães disponível atualmente no mercado.

 

 

Se eu usar a vacina Vencomax 12, a mais completa, isso garante que o meu animal estará protegido contra a leptospirose?

Se o seu cão for vacinado corretamente, conforme as orientações do Médico Veterinário, ele estará protegido contra as leptospiras recebidas na vacina, que são as mais comuns e importantes para esta espécie.
É importante esclarecer que nenhuma vacina garante 100% de proteção, pois sua função é estimular o organismo a produzir sua própria defesa frente a um desafio. Como sua efetividade depende de cada organismo, assim como ocorre com humanos, nos animais também não é possível garantir a proteção, embora diminua-se muito a chance de o pet adoecer gravemente, quando vacinado adequadamente.

 

 

Existe alguma vacina que proteja contra todos os sorovares existentes de leptospira?
Não, nenhuma vacina confere imunidade a todos as variedades de leptospira existentes. Mas as vacinas da Venco Saúde Animal utilizam em sua formulação, aquelas que são mais importantes e comuns em cães, garantindo assim uma ampla cobertura vacinal contra essa doença. Aliás, a vacina mais completa para cães que existe é a Vencomax 12 da Venco Saúde Animal, que protege contra 7 doenças, incluindo 7 sorovares de leptospira, sendo a única a incluir os sorovares Leptospira hardjo e Leptospira pyrogenes em sua formulação, além de outras variedades que são comuns em todas as regiões do país.

 

 

Agora que você já tem todas essas informações, ficou muito mais fácil entender a diferença entre as vacinas e, juntamente com o Médico Veterinário de sua confiança, definir a melhor opção para o seu pet, não é mesmo? Você gostou dessa matéria? Então compartilhe-a com os seus amigos.

 

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Leptospirose, acesse nosso boletim informativo aqui  ou se desejar mais informações sobre a vacinação de cães, acesse aqui